Público preenche os pavilhões da Feicoop neste sábado

Público preenche os pavilhões da Feicoop neste sábado

Fotos: Beto Albert (Diário)

Há 30 anos, o Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter se transforma em um cartão postal durante a Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop). Neste sábado (13), durante o segundo dia da 30ª edição, o público se espalhou pelos pavilhões a procura de produtos e experiências que em outros lugares não encontram.


Como é o caso do aposentado Arani Bassaco, de 76 anos, que parou no estante de erva-mate. Ela que é produzida em Novo Barreiro, município próximo à Palmeira das Missões, e não é comercializada na Região Central, exceto na Feicoop. Bassaco aproveita a oportunidade para comprar o produto. O responsável pela produção da erva-mate, Pedro Brizzola, diz que nos últimos anos tem vendido cerca de 500 quilos durante os três dias de Feicoop. Esse ano é peculiar, após as fortes chuvas que iniciaram no fim de abril. 

A erva-mate tradicional é a mais vendida por Pedro Brizzola.

– Nós não fomos atingidos pela enchente, mas nossas vendas, sim, mesmo que indiretamente. Nossos clientes, da região, foram afetados. Estamos desde maio sem vender direito. Por enquanto está devagar. A feira ajuda muito nessa recuperação. 


​ + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Quem aproveitou para ir, ainda no sábado, foi a família da advogada Andressa Jacques, 35 anos. Foi dia de conhecer a proposta da Feicoop e seus produtos: 

Andressa Jacques, 35 anos, advogada e o filho Benicio, de 1 e 4 meses.

– Essa feira está excelente. Bem movimentada e com produtos ótimos. 


Uma referência 

Além de consumidores, os acadêmicos também acabam aparecendo. O evento é símbolo de bons resultados no gerenciamento de expositores vindos de diversas partes do Brasil e de países vizinhos. O encontro daqueles que valorizaram a agricultura familiar comercializando seus produtos, até apresentando seus saberes em oficinas e seminários formativos. 


É por consequência disto que se torna um cenário de observação e aprendizado. Por isso, cerca de 120 pessoas, entre estudantes e professores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) de Dom Pedrito, vieram para Santa Maria vivenciar e aprender com o evento. O interesse da aluna Iria Ferreira, 40 anos, é educação do campo, o que casou com a proposta da Feira. 

Iria Ferreira é integrante da tribo Kaingang de Tenente Portela. Está por um período em Dom Pedrito para estudar.

– A Unipampa propôs um trabalho de campo para entendermos mais sobre organização de evento e grupos de agronegócio. Estamos entrevistando alguns expositores que nos identificamos mais. Como foi o caso de um que produz cuias. A conversa que tive com ele vai servir para o meu trabalho. 


Atual desafio 

A cada ano há uma série de questões sociais que aparecem a frente do debate. Neste ano, é a reconstrução. Levando em consideração, a gestão organizou uma série de painéis e bate-papos em que o foco ajudar na retomada de geração de renda dos gaúchos após a tragédia climática que assolou o Estado em abril e maio. 


A Feicoop é promovida pelo projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e tem o apoio da prefeitura, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Neste ano, reúne cerca de 500 inscritos entre expositores e promotores de atividades culturais de diversos estados brasileiros e outros cantos da América Latina como Uruguai, Argentina, Venezuela e Peru. 


Confira a programação

As bancas dos expositores funcionarão das 7h às 19h. Entre os empreendimentos, estão bancas de artesanato, agroindústria, floricultura, horticultura, panificados e doces. Confira a agenda: 

Domingo (14) 

  • 7h – Alvorada festiva
  • 7h30min às 18h – Comercialização Direta nos Stands (Território da 30ª Feicoop)
  • 7 às 19h – Exposições Mostra Cultura Viva 20 anos - Ponto de Cultura e Mostra 30 anos Feicoop - Projeto Esperança/Cooesperança, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e Instituto Federal Farroupilha
  • 9hs às 12h – Palestra Políticas Públicas para Agricultura Urbana e Periurbana e de Promoção de Alimentação Adequada e Saudável (Cozinhas Comunitárias e Cozinhas Solidárias). Local: Lonão Autogestão - Parque da Medianeira
  • 10h – Roda de Conversa Relato de Experiências: Hortas Comunitárias, Hortas Escolares e Hortas Prisionais. Local: Lonão Democracia - Parque da Medianeira
  • 9h às 11h –  Oficina Ancestralidade e o Caminho do Coração. Local: Lonão Democracia - Parque da Medianeira
  • 9h às 11h – Oficina Debater e Refletir sobre os 20 anos da Cultura Viva. Local: Escola Estadual Irmão José Otão
  • 9h às 11h – Oficina Agrofloresta Agroecológica. Local: Escola Estadual Irmão José Otão - Pavilhão A, Sala 1
  • 14h – Seminário Solidariedade Real e Radical para Enfrentar as Injustiças Climáticas. Aliança Preta, Indígena e Popular na Luta por Terra e Território. Local: Lonão Democracia - Parque da Medianeira
  • 18h – Encerramento Oficial dos Eventos Internacionais do Cooperativismo,  Agricultura Familiar e Economia Solidária de 2024. Inclui a leitura da Carta da 30ª Feicoop e lançamentos dos Eventos Internacionais da Feicoop de 2025

Leia mais: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

FBI indentifica atirador que tentou assassinar Donald Trump durante comício nos EUA Anterior

FBI indentifica atirador que tentou assassinar Donald Trump durante comício nos EUA

Dunga e esposa sofrem acidente de carro no Paraná Próximo

Dunga e esposa sofrem acidente de carro no Paraná

Geral